sábado, 11 de dezembro de 2010

Esperamos com fé o Senhor e Salvador

Fp 4.4-7
3º Domingo no Advento

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Sl 85 / Sf 3.14-20 / Fp 4.4-7 / Lc 7.18-28(29-35)


Queridos irmãos em Jesus.

É Advento! Tempo de preparação e de espera.

Já estamos no terceiro domingo no Advento... Mais alguns dias e será Natal: a chegada do Salvador. Você está preparado pra receber o Salvador?

O bom pastor resgatando a ovelhaQuerido irmão no Senhor...

...é preciso estar preparado.

Jesus disse: “Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.” (Mt 26.41). João Batista disse, como lembramos semana passada: “Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!” (Mt 3.3).

Jesus ainda usou várias parábolas para nos mostrar que é necessário estar preparados. Ele falou das 10 moças que esperavam pelo noivo (Mt 25.1-13). Cinco estavam preparadas, as outras cinco não. As que estavam preparadas entraram na festa. As outras perderam a vez.

Em outra ocasião Jesus advertiu que sua segunda vinda será “como o ladrão” (1Ts 5.2,4; 2Pe 3.10; Ap 3.3; 16.15), que vem quando menos se espera. Aí não haverá mais tempo para se preparar. É preciso aproveitar cada oportunidade. Cada culto. Cada momento para ler a Palavra de Deus e participar da Santa Ceia. São todas oportunidades para se preparar.

Todos nós sabemos que não esperamos mais o Jesus menino. Esperamos o Salvador que virá julgar vivos e mortos. E “O Senhor virá logo”, disse o apóstolo Paulo aos filipenses.

O fato de ele ainda não ter vindo demonstra a sua misericórdia. Para dar mais tempo àqueles que ainda não andam no seu caminho. Porque Deus quer que todos se salvem. Você e eu e todas as outras pessoas. Deus quer todos nós na vida eterna.

Mas ele não vai esperar para sempre.

No dia que só ele sabe, Jesus virá com toda sua glória, para julgar vivos e mortos. Por isso, preparem-se!

Onde você gostaria de passar a eternidade? Junto à glória eterna de Deus ou na desgraça por toda a eternidade?

Se é no céu, então prepare-se!

Mas como?

Filipenses mostra como se preparar:

Tenham alegria...

... Alegria em Jesus Cristo.

Quando sofremos, ficamos tristes. Mas com Cristo sabemos que temos a vitória final. Não é: “talvez eu vencerei!” Não é isso. E sim: Cristo já conquistou a vitória e a dá a todos os fiéis. Isto enche o fiel de alegria, mesmo em momentos de angústia. Porque a vitória não é uma dúvida. Para o fiel é uma certeza.

É por isso que Satanás luta tanto para nos tirar a alegria. Porque ele quer nos tirar a vitória que já é nossa pela fé. Só esperamos o momento de tomar parte na bênção eterna.

Tenham alegria...

Quando vierem os fardos e tentações, lembrem de Jesus, que disse: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” (Mt 11.28). Jesus transforma a tristeza em alegria. E só ele pode fazer isto.

Se estas dificuldades parecem intermináveis, lembre das palavras do Salvador: “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20). E se o Senhor está comigo, quem poderá me derrotar?

Ninguém!

Esta certeza nos enche de alegria e paz.

Alegria e paz é tudo que as pessoas buscam hoje, mas não encontram. Nós temos de sobra. Porque temos Jesus Cristo. Não despreze o Salvador que tanto te amou a ponto de morrer por você...

“Sejam amáveis com todos”.

Com o colega de trabalho que te tratou mal e com o chefe que age como se fosse seu dono. Com o vizinho que te tira o sossego e com o médico que não te atendeu direito.

Ser amável não quer dizer ser passivo. Não quer dizer aceitar a maldade e os maus tratos. Quer dizer ter brandura até mesmo quando se vai contestar e condenar.

Sejam amáveis com a esposa, ou com o marido... Com os filhos. Tratem a eles como o presente mais precioso que Deus deu pra vocês nesta terra, porque é isso que são.

Paulo ainda diz: “Não se preocupem com nada”.

Nada pode preocupar demais o cristão, porque toda sua vida está nas mãos do Senhor. Quando tiver dificuldades: “ore”. Fale com Deus e peça o que você precisa, mas peça de forma agradecida, sabendo que Deus sempre fará o melhor por você.

Se vocês procurarem agir assim, “a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês” (Fp 4.7) até o dia da vinda de Jesus Cristo.

E no texto logo a seguir, o apóstolo Paulo, guiado pelo Espírito Santo, nos manda encher a mente com tudo que é bom. Se nossa cabeça estiver ocupada com coisas boas, o mal tentará entrar, mas não achará espaço.

Se nossa mente estiver cheia da Palavra de Deus, Deus governará nossa vida. E a boca fala do que está cheio o coração. Por isso, com a mente cheia da Palavra de Deus, nossos lábios pronunciarão palavras boas. Palavras amáveis. Palavras que querem levar Jesus Cristo às outras pessoas. Para encher de alegria e paz a vida delas, assim como a nossa vida se enche de alegria por causa de Jesus.

Isto é viver o Advento: é estar preparado para a volta de Jesus, seja quando for.

E tudo isso só faz sentido, porque o Senhor, no primeiro Advento, veio e nos deu a Salvação, pela fé.

Que Deus nos abençoe e guarde nesta fé e nesta esperança até o dia de comemorarmos o aniversário de Jesus junto com ele. Porque quem crê em Jesus está preparado para a vida eterna. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

Como você está esperando Cristo?

Rm 15.4-13
2º Domingo no Advento

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Sl 72.1-7 / Is 11.1-10 / Rm 15.4-13 / Mt 3.1-12


Queridos irmãos em Jesus.

Estamos vivendo o período de Espera do Menino Jesus. É Advento. Lembramos novamente o Salvador menino, nascido humilde. Filho de uma virgem de Belém, da família do Rei Davi.

Não é bom misturar as coisas. Esse Advento já acabou. Cumpriu-se na “plenitude do Tempo”, mas ao mesmo tempo estamos sempre no Advento da segunda vinda de Jesus Cristo.

O Salvador virá novamente, mas desta vez com toda sua glória e majestade. Virá julgar a todos os seres humanos. E todos receberão sua recompensa de acordo com a vida que levaram aqui nesta terra.

O texto do profeta Isaías nos lembra que o Rei está vindo. E Isaías estava olhando para a primeira vinda de Jesus Cristo. O Rei perfeito. Mas isto já aconteceu. Então este texto, assim como o Salmo, que fala de um Rei, nos falam do Rei Jesus que já veio, mas que também voltará uma segunda vez. Todos os crentes em Cristo, que viveram uma vida correta neste mundo serão salvos. Todos aqueles que souberam esperar irão com Deus para a eternidade.

anunciação Por isso a pergunta de hoje é:
Como você está esperando Cristo?
Sendo relapso ou trabalhando por Cristo?
Muitas pessoas, que pensam ser cristãs, querem esperar Cristo sentadas. Descansando. Sem fazer nada com a fé que um dia Deus lhes deu. Mas a fé é um precioso dom de Deus que só continua viva quando é compartilhada. Se não ela morre. Porque “a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.” (Tg 2.17).

A fé se agarra às Escrituras Sagradas. E por meio da Palavra, diariamente Deus renova nossa paciência para esperar e nossa esperança. Assim como diz Rm 15.4: “Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras dão.” Por isso há tanta gente aflita pelo mundo afora. Há muita gente que não pode ter verdadeira esperança, porque falta a verdadeira fé em Cristo.

A fé não é só saber que Cristo veio ao mundo e morreu pra salvar o pecador. Mas, uma vez crendo nisso, a fé torna-se prática diária. A fé passa a ser vivida por aquele que crê.

E você como tem vivido sua fé? Como tem esperado Jesus Cristo? Sendo relapso ou trabalhando pra Cristo?

Aqueles que são relapsos, podem ser pegos de surpresa. Pois Jesus volta a qualquer momento, e quem não estiver acordado em sua fé será considerado morno. Nem frio nem quente, como diz Apocalipse. E será vomitado para fogo eterno.

Prezados irmãos...

É hora de viver a fé. Existem muitos lugares onde podemos colocar nossa fé em prática. Aqui na casa de Deus, por exemplo. Ajudando em tudo o que for necessário. Me colocando a disposição na diretoria e não fugindo por covardia ou acomodação.

Às vezes Deus nos chama e quer fazer muito por meio de nós, daí vem o Diabo e diz:

— Não! Você não sabe. Pra quê você vai se incomodar? Deixa isso pros outros.

E assim, Satanás paralisa o trabalho do povo de Deus. E aquela fé que um dia era viva, vai enfraquecendo. Primeiro a pessoa não quer mais se comprometer com nada na igreja. Depois começa a não valorizar os Estudos Bíblicos, os cultos, a Santa Ceia. Depois ela se afasta completamente. Se esquece de ler a Bíblia, de orar de falar de Cristo aos filhos...

Nesse momento o Diabo venceu. E esta pessoa está a caminho do inferno.

O Senhor, por outro lado, é tão bom, que é ele quem nos dá todo o necessário para fazermos o trabalho que é dele, mas que foi confiado a nós. Existem inúmeras maneiras de levar o nome de Jesus adiante.

A notícia é a mesma que nós sempre escutamos: “Cristo se tornou servo dos judeus a fim de mostrar que Deus é fiel, para fazer com que se cumprissem as promessas feitas por Deus aos patriarcas e para fazer com que os não-judeus louvassem a Deus pela sua bondade.” (Rm 15.8-9).

Como você está esperando Cristo?

Sendo relapso ou trabalhando por Cristo?

Aquele que está sendo relapso está sendo omisso com a fé que Deus lhe deu e um dia será cobrado.

Aquele que trabalha, começa a ver aqui quanta bondade Deus tem reservado para seus filhos na eternidade. Porque aqueles que hoje estão com Deus são novas criaturas, vivem a paciência e a esperança que só pode ter o verdadeiramente crente.

Como você está esperando Cristo?

Sendo relapso ou trabalhando por Cristo?

Vamos trabalhar para levar o nome de Jesus a todos quantos for possível. Vamos ofertar. Vir à igreja, ajudar em todo o necessário. E sempre louvando o nosso Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra.

Como diz o lema de nossa igreja para este próximo ano: vamos comunicar a vida. E as pessoas que vierem ouvir Jesus, serão acolhidas e integradas ao número dos que estão sendo salvos. E o melhor disso é que a tarefa de anunciar Jesus vai fazer com que nós também fiquemos cada vez mais firmes na fé.

Por isso, glórias a Deus, porque ele enviou Jesus no primeiro Advento para salvar a humanidade. Por isso todos que creem em Jesus e vivem essa fé no dia-a-dia, têm a vida eterna. Promessa garantida por Jesus, o nosso Salvador.

Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...